A santidade é possível de ser alcançada! Não será fácil, porém não é impossível...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Amar dá trabalho!

Lindo texto retirado do site:  http://www.padreleoeterno.com de autoria de Jonathan Melo!




  "Amor, uma palavra tão banalizada hoje não é? Mas amar dá trabalho e como dá... amar não é fácil. E sempre temos de nos perguntar: Desejamos realmente amar?Amar requer todo o tempo estar disposto a se decidir pelo amor, e está intimamente ligado ao PERDÃO. Cada dia mais percebo que parece que Deus pegou o amor e subdividiu em perdão, é como se um não existisse sem o outro. Quando decidimos nos relacionar com outra pessoa, temos de ter bem firme uma decisão muito clara e tomada com maturidade. Pois ao darmos sim a alguém damos sim a todo o universo que essa pessoa traz em si, a todas as qualidades, bem como todas as limitações.

Começe a rever a sua vida com olhos de perdão, comece a perdoar a si mesmo pela situações que você se permitiu passar, comece a perdoar toda e qualquer pessoa que lhe machucou? Perdoar cada situação que você não compreendeu e que não ficou bem resolvida. Se decida pelo perdão, HOJE! Procure alimentar em seu coração e em sua mente pensamentos e sentimentos de Perdão, cada dia mais eu creio que a cura de nosso coração, primeiro começará com o perdão! 

  Um relacionamento só será um relacionamento segundo o jeito de Jesus, se for baseado no Perdão. Outro dia o Pe Fábio de Melo falou que nós sabemos quem mais nós amamos, se descobrirmos as pessoas que mais perdoamos. Eu creio que ele está coberto de razão. Se decida pelo amor. Se decida pelo perdão. Ao invés de arrogância, prepotência, machismo, cultive o amor em seu coração, o perdão, a humildade, se conseguirmos unir: sinceridade, humildade, perdão e amor em nossos relacionamentos, veremos que teremos relacionamentos abençoados.
   Decidir pelo amor não é fácil. Cada dia mais eu creio que amar não é um sentimento, mas sim uma decisão. Temos de decidir diariamente pelo amor. O interessante é que amar alguém deveria ser de querer fazer bem ao outro, servir ao outro, renunciar a si pelo outro, mas o que mais comumente vemos como 'amar' hoje em dia, são condicionamentos errados, projeções absurdas, fantasias incríveis. 
O que vemos hoje em dia é uma série de joguinhos de comportamentos querendo que o outro faça justamente aquilo que eu desejo, criamos uma fôrma em nossas mentes e queremos que o outro atenda perfeitamente e se adeque a essa fôrma. Isso piora quando as pessoas passaram por uma série de perdas na infância, uma série de maus tratos, de rejeições, pois os relacionamentos passam a se basear de acordo com todas essas experiências [Mas isso não justifica, todos nós passamos por problemas e dificuldades]O que deveria gerar algo positivo, um crescimento, um amadurecimento, um sentimento bom, acaba se tornando um pesadelo, acaba oprimindo. Junta dúvidas, medos, inseguranças, rejeições, ressentimentos, traumas, imaturidades e o resultado de tudo isso é o que nosso querido Pe Léo tanto trabalhou:corações feridos e machucados. Tenho visto pessoas dizer que gosta de outras, mas destratam, jogam sobre elas o seu pior, acham que elas devem aceitar tudo do jeito que elas bem querem e bem pensam. Ciúmes, orgulho, arrogância são os ingredientes que fazem parte da base dos relacionamentos de hoje.
Muito de nossos traumas e sofrimentos acontecem através dos relacionamentos, e pelo mesmos também acontecem as curas. Um relacionamento sadio consigo mesmo, com o outro, traz a cura ao nosso coração. Mas muitos casais hoje sofrem muito, porque não tem um "eu" bem solidificado. Para eu ser um 'nós', eu primeiro preciso ser um 'eu'. Tem gente que vive as fantasias que os outros querem, que acabam se perdendo dentro de si mesmas, acabam sucumbindo a própria identidade, e olhe lá se conseguiram formar uma boa identidade. Eu particularmente me sinto muito triste quando vejo casais vivendo um inferno, quando vejo que o relacionamento tem mais sofrimento do que alegrias. Nessas horas precisamos ser radicais, precisamos ter a coragem e a capacidade de dar um basta em toda e qualquer situação [ou tipo de condicionamento] que nos oprime. Deus nos ama na liberdade, então porque não aprendemos a amar os outros na liberdade? Precisamos nos cuidar, cicatrizar as feridas de nosso coração, precisamos buscar saber quem somos, buscar a nossa identidade. Precisamos aprender a nos amar primeiramente, para poder oferecer amor a alguém. E o triste é quando nós mesmos damos o nosso pior a nós mesmos. Nos massacramos diariamente com inseguranças, com medos, com pensamentos errados, com condicionamentos errados que só nos oprimem e nos afunda cada vez mais... depois perguntamos porque vamos tão mal na vida.
 Hoje tome essa decisão, se você está em algum tipo de relacionamento, seja ele amoroso, seja ele até de amizade, seja ele familiar, que não está sendo canal de cura, canal do amor de Deus, canal de amadurecimento, rompa imediatamente. Pare um pouco e reflita a sua vida. As pessoas nos tratam como nós permitimos. Tome a decisão de se amar hoje, seja o canal de sua própria cura. Pare e reflita a sua vida, quais são as áreas de sua vida que estão precisando da mão curadora de Deus? Quais são os relacionamentos na sua vida que não estão sendo canal do amor de Deus? Como você está se amando? Como você está se permitindo ser amado e trarado pelos outros?E não adianta nada refletir sobre sua vida, se você não começar a tomar a decisão pelo Perdão! Lá no início da postagem eu frisei que o amor está intimamente ligado ao Perdão."

segunda-feira, 25 de julho de 2011

No deserto das emoções

"Tornou-se normalidade nos dias de hoje a dependência de emoções…
Se vamos a uma festa e não damos boas gargalhadas até alcançarmos a euforia, logo dizemos que a festa não foi boa…
Se uma noiva ao dizer o seu sim no altar não demonstrar voz trêmula e não deixa vir as lágrimas, desacreditamos de sua verdade…
Se contamos a alguém sobre um novo projeto ou conquista, e este alguém não vibra conosco, sentimo-nos rejeitados…
Mas por que será que estamos sempre em busca de emoções, de sentido para nossos sentimentos? Porque somos da geração fast food, da geração 24h, da geração "faça que eu pago".
Uma geração que não caminha mais em praça pública, porque é melhor uma esteira elétrica. Geração que não sente o vento no rosto, pois acostumou-se com o ar-condicionado; a geração que não levanta o bumbum do sofá, porque há controle na mão
Geração BBB que, quando alguém não nos agrada, simplesmente a eliminamos. Geração que não sabe o que quer e, por isso, experimenta de tudo um pouco para ver se alcança um êxtase... nem que seja por alguns segundos. Uma geração que não dorme no silêncio e tem sempre um fone nos ouvidos com música, porque teme ouvir a voz da alma ou, quem sabe, a voz da própria consciência.
No entanto, quando uma geração corre atrás de seus sonhos, está aprendendo a viver em equipe, caminhando para ser resiliente e surpreender; adapta-se ao novo e está em constante mudança, num eterno adaptar-se, quebrando a cara, essa geração levanta e caminha.
Não quero de maneira nenhuma ser contrária à praticidade da vida moderna, mas a modernidade não pode nos aprisionar formando um muro para o natural da vida.
Portanto, não permita que por falta de emoção sua vida torne-se um deserto. E mesmo que em alguns momentos o deserto venha, lembre-se de que a primavera não é a mesma se não passar pelo outono. Assim como a companhia não será a mesma após um deserto. No seu deserto, saia em busca do poço que matará sua sede e não voltará a ter novamente, porque a sede da alma nada mais é do que a inquietude de uma busca pelo o eterno que se chama amor; e a supremacia do amor chama-se Deus."

Texto de Maria do Céu M. Moraes


Fontes: 
http://jardimsecretto.wordpress.com/

Os 10 mandamentos do Namoro!


"É necessário que você tenha certeza antes de dizer o "sim" diante do altar, sabendo sem dúvidas que a sua vocação é para o matrimônio e que também tenha certeza que esse (a) é verdadeiramente a pessoa que Deus escolheu para você cuidar.
O namoro sustenta o relacionamento afetivo. Ele mantém a partilha, o diálogo, a admiração recíproca, a descoberta do outro como uma pessoa. O namoro é a ocasião propícia para nascer o amor. Como é importante o namoro!
Vejamos agora os 10 mandamentos do namoro:

1- O namoro é diabético; "melação" demais faz mal.
2- Nunca pense que o "jogo está ganho"; a conquista é contínua e recíproca entre ambos.
3- Namore sempre um sujeito simples, nunca composto, oculto, indeterminado ou mesmo virtual.
4- Namore não somente o físico; inclua o psíquico e o espiritual.
5- Namore sem tomar posse, pois sua namorada não é uma coisa mandada ou objeto de estimação.
6- Não basta namorar, tem que participar como personagem da história de vida do outro.
7- Não deixe que o medo de perdê-la, tire a vontade de ganhá-la.
8- Namore com convivência, nunca por conveniência.
9- Saia da moda... invente, tente, namore diferente da moda, usando a sua criatividade e cristandade.
10- Pratique outro esporte; não faça do namoro um esporte.

Namorar é comungar da alma do outro!"

Fonte: Trecho do livro "Amar e respeitar todos os dias da minha vida" de Alexandre Silveira


quinta-feira, 21 de julho de 2011




A gente reclama tanto das coisas que Deus faz em nossas vidas. O questionamos várias vezes. Deus porque você fez isso ou fez aquilo ? Porque não me deu exatamente o que pedi ? Porque comigo? E acabamos não enxergando a graça de cada momento, não percebendo que ele não nos dá exatamente o que pedimos e sim o que realmente precisamos. Ele nunca vai te dar o caminho mais fácil a se chegar no que deseja, vai te mostrar o mais difícil, pra que você possa aprender a vencer suas dificuldades e superar seus limites, pra que você aprenda a nunca desistir de seus sonhos, para que você lute até o fim por cada um deles. Durante seu caminho apareceram muitos obstáculos, você irá cair muitas vezes, pensará em desistir, mas Deus estará ao seu lado sempre que cair, lhe dando forças pra se levantar e seguir em frente. Deus ama  cada um de seus filhos, mas será que o amamos do mesmo jeito ?

Por Lucia Santos

quarta-feira, 20 de julho de 2011

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Jovens sede santos!

O Espírito Santo conduziu a palavra para a juventude, onde muitos puderam ter a experiência de um encontro mais íntimo com o Senhor, descobrindo através da renúncia do pecado um caminho novo a ser seguido: o caminho do céu.”

Falar em santidade, muita das vezes não é tarefa fácil, ainda mais se nos remetemos a ideia de que santo só é aquele que veste uma batina, mora em um mosteiro ou então, aquele que se afastou do mundo. Não! Podemos ser santos no mundo de hoje.
Sim, neste mesmo mundo das facilidades, dos proveitos e aproveitadores, das descobertas sem valores, das idas muita das vezes sem voltas. E para isto basta deixarmos de lado o encanto mundano e voltar os nossos olhos para cruz e nela reconhecermo-nos pecadores. Porque ser santo sozinho, no nosso interior, é fácil. Mas ser convidado a ser santo no nosso dia-a-dia, na vida de um irmão, na nossa casa, no nosso namoro, com nossos amigos e vizinhos é a grande dificuldade.
As máscaras da mentira e do pecado precisam cair... Jovem, o momento é agora, é este! É preciso dizer não a nós mesmos, dizer não para aquilo que temos vontade de fazer, mas sabemos que é errado.

 “Jovem o caminho se faz caminhando".

Você foi escolhido para ser semeador do céu, portanto derrame-se na presença de Deus, deixe ser conduzido por águas mais profundas. É Jesus que se faz presente e lhe chama pelo nome, silencie o seu coração para escutá-lo e aceite o seu chamado. Não temas em dizer: "- Senhor, eis-me aqui, envia-me". "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto" (Colossenses 3,1).
Que possamos encontrar o sentido para a nossa existência e de prosseguir no caminho, mesmo em meio à dor. É no Alto que está a nossa meta e é por ela que devemos lutar, ou somos santos ou não somos nada!

“É preciso ter uma meta, e a nossa meta é muito grande. Quem se acostuma com coisa pequena não pode ir para o céu. O céu é para quem sonha grande, pensa grande, ama grande e tem a coragem de viver pequeno. Isso é o céu.” (Pe. Léo)

(Por Thaisa Menezes)


O sangue que seduz!

“Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.” (Lc 22,18)

Existe um sacrifício no altar que é renovado a cada missa, onde um Homem dar-se por inteiro á dor de uma cruz para salvação do mundo,
este homem é Jesus que nos lava e nos batiza com seu sangue sagrado.

“O meu desejo também era de com Ele ser um".

Que possamos professar uma fé nova, uma fé verdadeira, uma fé viva, tendo a coragem de enxergar a aventura de viver a beleza que se esconde através da cruz. O amor que vem de Deus é bem mais que os nossos erros, o nosso passado, maior do que a mancha que o pecado deixou em nossas vidas. Pois é na fraqueza que nos encontramos forte, e o que hoje nos faz cair pode se tornar um impulso para nossa vitória, o defeito pode ser o anúncio da virtude que há de vir. E quanto mais nos reconhecemos humanos mais buscamos ser divinos e descobrimos que só tocaremos os céus se tivermos os pés no chão.

“Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. "(Jo 14,6)

     Jesus sempre está esperando o nosso retorno. Ele tem o Seu coração aberto para nos acolher e a mesa preparada para participarmos de Sua graça e de Sua vida.
Que segundo a palavra possamos experimentar a graça e o perdão que vem do Senhor, nos tornando um oceano de misericórdia
.



(Por Thaisa Menezes)

A cruz Sagrada seja a minha luz!

“A linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem. Mas, para aqueles que se salvam, é poder de Deus." (1COR 1,18)

Na inquietude da juventude de hoje, vemos uma grande alienação.
       Tantos jovens que lutam por liberdade se deixam escravizar por coisas tão pequenas. A juventude do terceiro milênio acatou valores materiais e existencialistas perdendo sua identidade, tornando-se uma conquista para o sistema. Pois jovem que não pensa, não critica e não fala.

“Um jovem deixa de ser jovem e há muito não é cristão quando se deixa seduzir por doutrinas ou ideologias que pregam o ódio e a violência." (Papa João Paulo II )

É necessário que sejamos sinais de esperança para o mundo que virá depois de nós. Jovens tenham a coragem de serem autênticos, porque Deus propõe,enquanto a sociedade impõe; só Ele liberta enquanto o mundo escraviza.

"Abra o seu coração, não viva iludido. Descubra sua vocação, você também foi ESCOLHIDO.” (Pe. Léo - Rastros de Deus)

Que vocês sejam para a igreja uma força renovadora, o ponto de partida. Pois iniciar é para muitos, mas perseverar pertence aos santos.

          “Hoje o próprio Cristo te convida a ter a ousadia de derramar a sua alma Nele,resgatando aquilo que em nós,talvez já esteja perdido: a nossa esperança.



(Por Thaísa Menezes)

Você conhece essa proposta?


Começou ontem, dia 13/07/2011, o acampamento PHN, na Canção Nova.
Você já ouviu falar deste projeto?



"Tudo começou quando fui convidado a apresentar um programa de TV com o título:Resgate Já,  que mostrava o que a Igreja estava fazendo em favor dos mais nescessitados em ambientes como: presídios de segurança máxima, casas de apoio ao portador do vírus HIV em fase terminal, febéns, cadeias públicas, lares para crianças e para idosos, casas para recuperação de drogados, entre outros.
Foi assim todas as quartas-feiras das oito da manhã ás vinte horas e durante seis anos.

Vi muita gente renascer, morrer, se converter, se reconciliar, ressurgir das cinzas. Chorei com eles, ri, rezei, me fiz amigo, vi muitos chegarem e partirem e depois de um tempo ali com eles Deus colocou no meu coração a seguinte inspiração: “Ensine a esses jovens a dizerem não ao pecado” para que não precisem pagar no seu próprio corpo aquilo que eu ja paguei no meu.
Na época eu convivia muito com as pessoas que lutavam contra álcool, os irmãos do  “AA” que diziam “ só por hoje, só por hoje serei sóbrio”.
Quando olhei para aqueles jovens nas cadeias, casas de apoio, presidios, me compadeci e passei a entender que DEUS tinha algo de concreto e especial para eles e com certeza era o “PHN”.

Na mesma época, o nosso Pai Fundador, Padre Jonas Abib, pregava para o Brasil o tema: “Santos ou Nada”. Na mesma época a então, Banda Canção Nova, havia encerrado suas atividades e nos estávamos em retiro por tempo indeterminado, e foi nesse tempo que Deus me deu a inspiração de compor uma canção de nome “Restauração” que contém a frase “Por Hoje Não,por hoje eu não vou mais pecar”.
O Pe. Jonas pregou pela primeira vez o PHN pois ele acompanhava “tudo” isso de perto e eu começava a cantar essa inspiração .
Houve um acampamento de jovens na Canção Nova e eu preguei. E pela primeira vez preguei o PHN e encerrei cantando a música “Restauração”, o nome da pregação é: “Deus levanta uma juventude PHN”.

Foi simplesmente fantástico, nasceu com força, com simplicidade, concreto e fácil de entender, era simplismente dizer a cada dia um não ao pecado, pois o dia de ontem não existe mais e o dia de amanhã não existe ainda, eu só tenho o dia  que se chama hoje e é para ele que vou me dedicar dando  o melhor de mim.
Assim nasceu a proposta do PHN, e tem levado muitos jovens e adultos a redescobrirem o gosto pela luta contra o pecado e nunca contra o pecador. Acordar todo dia com a disposição de colocar qualidade no falar, pensar, sentir e agir não dando espaço ao mal que estraga amizades, casamentos, namoros…
Hoje levo essa proposta para o Brasil e o mundo, e em todos os lugares que chego e prego o PHN se torna uma nova opção para nos levar a descobrir as belezas da nossa Igreja seus sacramentos, dogmas, tradições, santos e a Palavra de Deus, com a proposta simples de apenas dizer a cada dia ao pecado POR HOJE NÃO .
A cada não que dou ao pecado equivale a milhares de sins a Deus, e as pessoas que amo e que tambem me amam. São muitas as possibilidades de sermos felizes, porém, para isso acontecer efetivamente, para ser duradouro, é nescessário não vincular esse desejo de ser feliz ao pecado.

Tem gente que por remorços do passado, e por medo do futuro vivem um péssimo dia de hoje… Ah que pena que dá, pois quem vive assim se pré-ocupa e quem se pré-ocupa vive desocupado, porque não dá pra se ocupar com algo que já passou ou algo que ainda virá.
O único jeito é ocuparmos com o hoje e dar a ele o melhor de nós, é assim que se constrói um passado e se prepara um futuro.
Já visitei muitos países, entre eles USA, FRANÇA, ALEMANHA, PORTUGAL, ITÁLIA, CANADÁ , JAPÃO, ISRAEL, PARAGUAI,  e em todos eles encontrei Cristãos que vibraram com a proposta, e espero continuar levando essa inspiração a muita gente e lugares e quem sabe o próximo lugar seja ai bem perto de você, reze porque eu gostaria muito que isso acontecesse ."
(Dunga - Canção Nova)

Fonte: http://blog.cancaonova.com

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Amizade Amadurecida

“Uma das características da infância é a incapacidade de dividir coisas. Uma criança não pode dividir porque não se possui, porque ainda não sabe o que ela é. Você começa a identificar a maturidade, a partir do momento que uma criança consegue perceber as regras de um joguinho.
A maturidade faz parte de um processo. Em um processo não podemos queimar etapas. Ele é lento, chato e demorado. Uma criança passa por um momento de amadurecimento a partir do momento que começa a brincar.
A maturidade acontece, quando tomamos posse do que nós somos, para aí então poder nos dividir com os outros. Isso faz parte do processo de maturidade.
Não nascemos amando, pelo contrário, queremos ter a posse dos outros. Essa é a forma de amar da criança, pois ela não consegue pensar de maneira diferente. Ela não consegue entender que o outro não é ela. Quantas pessoas já adultas pensam assim, trata-se da incapacidade de amar, falta de maturidade.
Todos os encontros de Jesus levam a implantação do Reino de Deus. Mas só pode implantar esse reino quem é adulto, que já entende que só se começa a amar a partir do momento, que eu não quero mudar quem eu amo.
Geralmente quando tememos alguém ruim ao nosso lado, é porque nos reconhecemos naquela pessoa. Jesus não tinha o que temer porque era puramente bom, por isso contagiava os que estavam ao seu lado.
Na maturidade de Jesus você encontra a capacidade imensa de amar o outro como ele é. Amar significa: amar o outro como ele é. Por isso quando falamos em amar os outros, podemos perceber o quanto deixamos de ser crianças. Devemos nos questionar a todo o momento quanto a nossa maturidade.
A santidade começa na autenticidade. Por isso Jesus nos pede para ser como as crianças, que são verdadeiras e simples. É nisso que devemos manter da nossa infância e não a forma de possuir as coisas para si.
Você tem condições para perceber a sua maturidade. É só observar se você é obediente mesmo quando não há pessoas ao seu redor. Você não precisa que ninguém te observe, pois você já viu aquilo como um valor.
Pessoas imaturas sofrem dobrado. Pessoas imaturas querem modificar os fatos, pessoas maduras deixam que os fatos os modifiquem. A maturidade nos faz perceber que não podemos mudar os fatos. Um imaturo ganha um limão e o chupa fazendo careta. O maduro faz uma limonada com o limão que ganhou.
Muitas vezes os nossos relacionamentos de amizade são uns fracassos porque somos imaturos. Amigos não são o que imaginamos, mas o que eles são e com todos os defeitos. Amizade é processo de maturidade que nos leva ao verdadeiro encontro com as pessoas que estão ao nosso lado. Elas têm todos os defeitos, mas fazem parte da nossa vida e não a trocamos por nada deste mundo. Isso porque temos alma de cristão e aquele que tem alma de cristão não tem medo dos defeitos dos outros, porque sabe que aqueles defeitos não serão espelhos para nós, mas seremos um instrumento de Deus para ele superar esse defeito.
Padre só pode ser padre a partir do momento que é apaixonado pelos calvários da humanidade.
Se você não consegue lidar com os limites dos outros, é porque você não consegue lidar com os seus limites. A rejeição é um processo de ver-se.
Toda vez que eu quero buscar no outro o que me falta, eu o torno um objeto. Eu posso até admirar no outro o que eu não tenho em mim, mas eu não tenho o direito de fazer do outro uma representação daquilo que me falta. Isso não é amor, isso é coisa de criança.
O anonimato é um perigo para nós. É sempre bom que estejamos com pessoas que saibam quem somos nós e que decisões nós tomamos na vida. É sempre bom estarmos em um lugar que nos proteja.
Amar alguém é viver o exercício constante, de não querer fazer do outro o que a gente gostaria que ele fosse. A experiência de amar e ser amado é acima de tudo a experiência do respeito.
Como está a nossa capacidade de amar? Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é, quando ele não tem mais nada a oferecer, quando ele é um inútil e por isso você o ama tanto. Na hora que forem embora as suas utilidade, você vai saberá o quanto é amado.
Tudo vai ser perdido, só espero que você não se perca. Enquanto você não se perder de si mesmo você será amado, pois o que você é significa muito mais do que você faz.
O convite da vida cristã é esse: que você possa ser mais do que você faz! ”

                                                                                                (Padre Fábio de Melo)
Transcrição: Renan Félix



terça-feira, 12 de julho de 2011

Jovem, Deus te faz um desafio!



É possível ser jovem e ao mesmo tempo viver os planos de Deus? Sim. Muitas pessoas acham que ser de Deus, ou seja, viver intensamente a palavra de Cristo no dia-dia é coisa de gente careta e fora do contexto do mundo atual. Por outro lado eu posso pensar o contrario também, pois o mundo oferece um estilo de vida fora dos projetos de amor que Deus nos propõe.
Eu te pergunto: O que é ser jovem? A juventude é um tempo que nos impulsiona para a vida adulta. É nesta fase que mergulhamos no mundo e estamos totalmente vulneráveis e dispostos a descobrir e ser descobertos. Neste jogo, onde procuramos o que não sabemos e nos expomos ao desconhecido, tentamos ganhar reconhecimento e espaço. Ser jovem é maravilhoso. Talvez a melhor das fases da vida.
Você, jovem, já parou pra pensar sobre a sua vida? Como você encara ela? O que te envolve? A quem você confiou sua amizade? Você se espelha em quem? Você está feliz com as suas escolhas? Ou melhor, você é consciente das escolhas que faz? Lembre-se de uma coisa: você sempre, mesmo não tendo 18 anos, será o maior responsável pelos seus atos. Por exemplo, quando escreve uma carta de amor para um amigo(a), neste momento, você é o responsável pelos sentimentos que irão aflorar nesta outra pessoa. Ou, quando você, num instante de raiva, troca acusações e xingamentos com alguém.
A vida é um grande caminho e precisamos caminhar para viver. Sempre olhando para frente, para o futuro, nunca para trás. Você quer crescer, evoluir e amadurecer. E para isso é preciso caminhar, seguir em frente. O importante é saber qual caminho se está trilhando. Ter convicção das suas escolhas. Não assuma um risco que não lhe pertence. Seja firme na sua personalidade e daquilo que você acredita ser bom para você.
Ser de Deus é um privilégio que nem todos o reconhecem. Já ouvi muito falarem que eu sou careta, já me chamaram de padre, pastor, e muitos outros atributos à Igreja. Ser um jovem de Deus é ser e estar consciente das minhas atitudes. Deus não quer que você se torne um monge, um padre ou uma freira. Ele só quer que você seja jovem. Um jovem sadio, longe das drogas, vícios e maldades. Exatamente do jeito que você é: gordo, magro, alto, baixo, loiro, moreno, ruivo, branco, negro, índio...não importa a sua aparência porque Deus vê o coração. Ele olha o seu interior.
Ser um jovem de Deus é acreditar, de verdade, na capacidade que o ser humano tem de amar e ser amado. Lutar por este amor e mais, dar o exemplo com a própria vida. Tudo que você faz refletirá no mundo. Faça a diferença, seja o exemplo bom!

(Texto de Bruno Castro)

Fonte: www.portalcatolico.org.br

♫ Sou reflexo do teu Amor e espelho da tua beleza Senhor... ♫


Durante nosso primeiro retiro, recebemos muitas graças através desta linda música em forma de oração.
"Reflexo" da Toca de Assis, tornou-se a grande inspiração para todos deste catecumenato.
Mas será que estamos refletindo realmente o Amor e a Beleza de Nosso Senhor Jesus Cristo?


Nem as limitações ou minhas imperfeições,
Me impedirão de contemplar a tua face em mim. 



Realmente, nossas misérias não são capazes de ofuscar o brilho que vem do Alto. Porém isto só ocorre, quando decidimos em nos tornamos cada vez mais configurados a Cristo.
E optando por seguir a Cristo, devemos demonstrar esta opção em nossas ações.
O que adianta eu dizer "sim" à Deus, se continuo tendo as mesmas atitudes em casa, fazendo apologias as coisas que não me edificam, utilizando as redes sociais de maneira errônea, esquecendo dos mais necessitados... não sendo um verdadeiro seguidor de Cristo?


Para ser espelho da beleza de Jesus Cristo precisamos decidir por tornamos novas criaturas... Criaturas que queiram amar, para aprender amar e reluzir o amor de quem é o próprio amor: Deus!


Peçamos a esta graça ao Espírito Santo: que possamos refletir o verdadeiro amor em nossas atitudes, nos gestos mais simples...


Por: Catiana fernandes

Temas abordados nos Encontros do Catecumenato




Vocês lembram de todos os temas que foram abordados, durante nossos encontros até a data de hoje?
Que tal relembrarmos e procurarmos aprofundamento nos assuntos?


Por que sou Católico?
Quaresma
A Bíblia
* Missa
Maria, Dogmas Marianos e Terço
Pentecostes
Família: Santuário de Deus
* Sacramento do Batismo e da Confirmação
* Sacramento da Eucaristia

Lembrem-se: amar é decisão! E para isto ocorrer, precisamos cada vez mais conhecer o amado: Cristo!


Paz e Bem!

10 conselhos do Papa para todos os Jovens


Dialogar diariamente com Deus, ler a Bíblia, ir à Missa do domingo, contar as alegrias e sofrimentos a Cristo, dar exemplo ou ser útil aos demais: são alguns dos conselhos que o Papa dá aos jovens.

1) Dialogar com Deus
“Alguns de vocês poderiam talvez se identificar com a descrição que Edith Stein fez de sua própria juventude, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia, ‘tinha perdido, consciente e deliberadamente, o costume de rezar’. Durante estes dias, poderão recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, que sabemos que nos ama e que, por sua vez, queremos amar”.

2) Contar a Deus os sofrimentos e as alegrias
“Abram seu coração a Deus. Deixem-se surpreender por Cristo. Concedam-lhe o ‘direito de falar com vocês’ durante estes dias. Abram as portas da liberdade a Seu amor misericordioso. Apresentem suas alegrias e suas penas a Cristo, deixando que Ele ilumine com Sua luz a mente de todos vocês e toque, com Sua graça, seus corações”.

3) Não desconfiar de Cristo
“Queridos jovens, a felicidade que procuram, a felicidade que têm direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Somente Ele dá plenitude de vida à humanidade. Digam, com Maria, o seu ‘sim’ ao Deus que quer se entregar a vocês. Repito hoje, o que disse no princípio de meu pontificado: Quem deixa Cristo entrar na própria vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Somente com esta amizade se abrem completamente as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade, experimentamos o que é belo e o que nos liberta. Estejam plenamente convencidos: Cristo não elimina nada do que existe de formoso e grande em vocês, mas leva tudo à perfeição, para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.

4) Estar alegres: querer ser santos
“Além das vocações que implicam uma consagração especial, está também a vocação própria de todos os batizados: trata-se de uma vocação a aquele alto grau da vida cristã normal que se expressa na santidade. Quando alguém encontra Jesus e acolhe Seu Evangelho, a vida muda e a pessoa é levada a comunicar aos outros a própria experiência (…). A Igreja precisa de santos. Todos estamos chamados à santidade e somente os santos podem renovar a humanidade. Convido-os a fazer o esforço, já durante estes dias, de servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo lhes permitirá sentir interiormente a alegria de Sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois, nos seus ambientes”.

5) Deus: tema de conversação com os amigos
“São tantos nossos companheiros que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o amor de Deus, ou procuram preencher o coração com substitutos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhas do amor contemplado
em Cristo. Queridos jovens, a Igreja precisa de autênticas testemunhas para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos demais”.

6) Aos domingos, ir à Missa
Não deixem de participar da Eucaristia dominical e ajudem também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que precisamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Vamos nos comprometer com isso, vale a pena! Vamos descobrir a íntima riqueza da liturgia da Igreja e sua verdadeira grandeza: não somos nós que fazemos festa para nós mesmos, mas, ao contrário, é o próprio Deus vivente que nos prepara uma festa. Com o amor à Eucaristia, redescobrirão também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre iniciar de novo a nossa vida.

7) Demonstrar que Deus não é triste
Quem descobriu Cristo, deve levar outras pessoas a Ele. Uma grande alegria não deve ser guardada só para a própria pessoa. É preciso transmiti-la. Em numerosas partes do mundo, existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo continua do mesmo jeito sem Ele. Mas, ao mesmo tempo, existe também um sentimento de frustração, de insatisfação com tudo e com todos. Dá vontade de exclamar: não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente, não.

8) Conhecer a fé
Ajudem os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez mais para poder guiar também, de modo convincente, os outros até Ele. Por isso é tão importante o amor à sagrada Escritura e, de conseqüência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura.

9) Ajudar: ser útil
Se pensarmos e vivermos em virtude da comunicação com Cristo, então abriremos os olhos. Então, não nos adaptaremos mais a seguir vivendo preocupados somente por nós mesmos, mas veremos onde e como somos necessários. Vivendo e atuando assim, perceberemos logo que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos demais do que se preocupar somente do conforto que nos oferecem. Eu sei que vocês, como jovens, aspiram a coisas grandes, que querem se comprometer por um mundo melhor. Demonstrem isso aos homens, demonstrem ao mundo, que esperam exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo e que, sobretudo mediante o amor de vocês, poderá descobrir a estrela que, como pessoas de fé, seguimos.

10) Ler a Bíblia
O segredo para ter um “coração que entenda” é formar um coração capaz de escutar. Isto se consegue meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, através do esforço em conhecê-la sempre mais. Queridos jovens, exorto a todos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la sempre ao alcance da mão, para que ela seja para vocês como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprenderão a conhecer Cristo. São Jerônimo, ao respeito, nos diz: “O desconhecimento das Escrituras é desconhecimento de Cristo”.

* * *
Em resumo…
Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a palavra e colocando em prática a doutrina: eis aqui, jovens do terceiro milênio, aquele que deve ser seu programa! É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios de nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por todo lado. Isto é o que o Senhor lhes pede, a isto os convida a Igreja, isto é o que o mundo – mesmo sem sabê-lo – espera de vocês! E se Jesus os ama, não tenham medo de responder-lhe com generosidade, especialmente quando lhes propõe de segui-lo na vida consagrada ou na vida sacerdotal. Não tenham medo, confiem Nele e não ficarão decepcionados.