A santidade é possível de ser alcançada! Não será fácil, porém não é impossível...

terça-feira, 3 de abril de 2012

Testemunhos dos Catecúmenos!



“Nesse sábado (dia 07/04/12) tão esperado vou receber os meus 3 sacramentos tanto esperado, desejado. Sou grato primeiramente a Deus, depois a Mayara de Oliveria, amigos, e alguns familiares como Nicolas, e Cesar Augusto. Não foi fácil chegar até aqui, e sei que também não vai ser fácil agora. Depois de sábado, terei que seguir sozinho começar uma nova caminhada, sei que terei com quem contar e me ajudar Sou grato a todos que me guiaram até aqui. Obrigado Tina, Carlos, MayconRodrigo, Paulinha, Fred, Janaina, Gabrielle, Fábio, Catiana e Thiago." (Rafael Santos)

“Meu Deus, obrigada... Obrigada por acreditar em mim nos momentos em que até eu duvidei da minha capacidade. Obrigada por aceitar todos os meus erros e nunca ter me deixado. Obrigada pelo céu, pela vida, pelos dons que você dá a cada um de nós, pois eles que nos fazem diferentes um dos outros. E, principalmente, obrigada por não abandonar esse mundo que nunca mereceu o seu amor, mas o tem da mesma forma. 
Encontrei esse texto lindo e vi que não pude deixar de postar sobre o que senti ontem e venho sentindo durante a semana. Ontem em vários momentos tive revelações e a confirmação de que estou preparada para sábado. Esta sendo uma semana meio turbulenta e tenho ficado nervosa, meio sem paciência com algumas coisas, mas sempre busco nas minhas orações à calma e pedindo muito ao senhor que me livre de todo o mal!
Agradeço ao senhor Pai por ter mandando duas pessoas ontem, que me fizeram entender o meu nervosismo de ontem e porque sou a escolhida! O encontro de ontem foi mais do que a minha certeza! Obrigada, meu Deus, por está me guiando ao caminho certo!(Ranny Rafaela)


“Catequistas, Catecúmenos, todos os que apoiam, enfim: Jovens, queria partilhar algo com vocês, algo que vivi mais uma vez hoje e que enfim pude perceber, graças ao nosso bom Deus! 
Hoje eu estava meio "cabisbaixo" na missa né, pensativo e tal, e daí "do nada", realmente eu não esperava mesmo, a Nayara me abriu um sorrisão né, que mesmo, ela própria achando um gesto simples quase que sem valor, me fez mudar de humor instantaneamente e dizer pra mim mais uma vez que de nada valia ficar me lamentando da vida e que eu deveria levantar aquele humor, porque lá em cima tem um Deus que por mim deu a vida e que quer me ver sempre feliz, ou pelo menos com um sorriso verdadeiro no rosto. O sorriso para muitos que não percebem assim como eu não percebia, vale muito sim, mesmo que não estejamos no auge da nossa realização é importante, pois um sorriso simples e sincero, assim como aconteceu comigo hoje pode mudar, mesmo que de forma pequena, a vida de um irmão seu. 
E hoje mais uma vez eu percebi Deus agindo através de uma irmã, assim como agiu num longo Abraço de consolo e acolhimento que recebi do meu amigo/IRMÃO Luis Gustavo no momento de cura que aconteceu no Domingo Passado :$ Enfim, assim como pode acontecer em simples gestos no nosso cotidiano, agradeço ao Nosso Senhor pelas coisas que não percebemos ele agindo em nossa vida, e que aprendamos a agradecer pelas coisas simples e ao mesmo tempo abençoadas, que ele nos proporciona dia após dia! Fiquem na Paz do Nosso Senhor!(Jhonathan Vieira)


“Nunca me senti assim, me debulhando em lágrimas. Pedi e louvei por todos aqueles que me cercam e que eu amo até os que eu não conheço e estão ao meu redor pedi pela vida de cada um. Tantos os de longe quanto os de perto, me senti na presença de Deus como nunca tinha me sentido antes e isso me fez entender que realmente precisamos ' ESPERAR EM DEUS ' pois, eu esperei tanto por este momento... Este que Ele me proporcionou uma libertação plena e pura. Hoje eu vi e percebi de uma vez por todas que a minha FÉ é maior do que meus medos e pensamentos negativos, vi que é preciso estar em oração sempre não só quando estamos na Igreja, mas também quando estamos, em qualquer outro lugar. Deus está em todo lugar e sempre perto de cada um... sem mais. (Cristielle Santos)




Foto: Catiana Fernandes

"Não é apenas mais um grupo de jovens se formando para receber o Sacramento do Crisma, e sim, uma família.
Uma família tão linda que aos poucos foi se formando.
Posso ousar dizer que, os catequistas sãos nossos pais, estão ali para nos dar puxões de orelhas quando precisamos; para nos acolher quando não estamos bem; para se preocupar, nos dar amor e carinho...
Os catecúmenos são como irmãos entre sim, um ajudando o outro, fazendo sorrir quando a vontade é de chorar, compartilhando segredos, desejos, confiando um no outro. 
Entre festas, cineminhas, churrascos, na casa de um ou de outro. 
Gente, não é porque o catecumenato 2011/2012 está acabando, que essa família, que foi construída baseada em Deus, irá acabar também. 
Temos que pensar nisso como um começo. Sim, um começo, onde não teremos mais os catequistas para estar nos auxiliando, teremos que andar sozinhos, contando um com o outro, para que ninguém fique para trás e nem desista. Vamos manter essa união, e não deixar que ela se acabe. Amo vocês s2 "

Por: Lucia Santos

Unidos a Jesus, retomemos nossos propósitos!


Muitas vezes, ao longo da caminhada, por causa de coisinhas, facilmente desanimamos e abandonamos os nossos propósitos. Mas o segredo está em recomeçar, em pedirmos auxílio ao Senhor, em nos reconhecermos necessitados da graça d’Ele e dar passos, porque o próprio Senhor vai à nossa frente garantindo-nos a vitória. Todo homem tem um ideal, um sonho a realizar-se e é preciso perseverar, mesmo que isso pareça difícil.

”Viver sem uma fé, sem um patrimônio para defender, sem sustentar a verdade numa luta contínua, não é viver, mas fingir que se vive” (Beato Jorge Frassati).

A sabedoria consiste em não fazermos nada sozinhos, mas sim, com Jesus, para não desanimarmos. Na vida cotidiana, em tudo o que realizarmos precisamos convidar Jesus para que aja junto conosco: no trabalho, nos relacionamentos, em casa com o esposo, com a esposa, com os filhos, com os amigos, nas dificuldades, nos empreendimentos, para que Ele nos indique o caminho certo; por onde devemos andar.
Se permanecermos firmes em Jesus, aconteça o que acontecer, poderemos até balançar, mas não cairemos.

Por: Luzia Santiago (Missionária da Comunidade Canção Nova)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dúvidas sobre Padrinho/Madrinha para o Sacramento da Confirmação


REGRAS PARA PADRINHOS DE CRISMA 

Orientações diversas. 


I) Crismandos 


a) Os crismandos devem ter atitudes de cristãos, participando da Eucaristia e celebrações, sendo exemplo e vivendo 
seu cristianismo; 
b) Escolher um padrinho atuante e comprometido; 
c) Engajar-se em grupo, equipe ou pastoral, colocando-se à serviço de Deus e assumindo sua missão de crismado e 
batizado; 
d) Ter assiduidade como compromisso assumido, e ser pessoa de oração pessoal e comunitária.

II) Critérios de Formação: 
a) Uso de métodos participativos e dialogal com a pedagogia libertadora que use a situação pessoal, grupal, social e 
comunitária; 
b) Levar o crismando a fazer a interação fé e vida, com base no método ver, julgar e agir. 


III) Perfil do Padrinho e Madrinha 
a) Seja maior de 16 anos, católico, confirmado, tenha recebido a Eucaristia e leve vida coerente com a fé, não tenha 
sido atingido por nenhuma pena canônica; 
b) Não seja pai ou mãe do crismando; 
c) Se casado, seja no civil e/ou religioso; 
d) Não seja amasiado; 
e) Seja cristão comprometido na sociedade; 
f) Acompanhe o crismando na sua caminhada de fé 


IV) Preparação dos Padrinhos 
a) Levá-los a compreender que não são meros elementos decorativos na crisma; que através da história, a Igreja tem 
valorizado a sua presença, que ele tem o encargo de acompanhar o crismando na sua caminhada de fé, como amigo e 
companheiro; 
b) Orientá-lo para a grande tarefa de auxiliar o crismando a viver aquilo que se traduz do confirmar: ser sacerdote, rei 
e profeta; 
c) Tal formação deverá ter ainda temas referentes à antes, durante e após a criação da Igreja; 
d) A referida formação terá a duração mínima de 6 horas, com validade de 01 ano. 


V) Os Padrinhos 


Tarefa dos Padrinhos

Os padrinhos (madrinhas) não são meros elementos decorativos na Crisma. Através da história da Igreja tem-se valorizado a sua presença. 


Qual o sentido do padrinho atualmente? 
Ser padrinho tem seu sentido enquanto: 
- é membro atuante na comunidade 
- é cristão comprometido na sociedade 
- acompanha o crismando na sua caminhada de fé, como amigo e companheiro. Nota-se que os jovens querem 
escolher, eles mesmos, seus padrinho (madrinha). 


* Direito Canônico 
O Código do Direito Canônico, Cân 892 diz que “enquanto possível” assista ao confirmando um padrinho. Isto 
significa que não há uma obrigatoriedade da presença do padrinho na crisma. Os cânones 893 e 874 mencionam as condições 
para ser padrinho. Resumindo: que seja designado pelo próprio crismando ou por seus pais e tenha intenção de cumprir esse 
encargo; tenha completado dezesseis anos de idade; seja católico, confirmado, já tenha recebido a eucaristia e leve vida 
coerente com a fé; não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica; não seja pai ou mãe do crismando. É conveniente que 
o mesmo padrinho do conveniente que o mesmo padrinho do Batismo assuma também o encargo na confirmação. 


Condições para ser padrinhos em nossa diocese: 
- Seja designado pelo próprio crismando 
- A pessoa convidada ao encargo de padrinho tenha responsabilidade e intenção de cumprir esse encargo 
- Seja mais velho que o crismando 
- Professa a fé católica, seja confirmado, já tenha recebido a eucaristia e leve a vida coerente com a fé: 
- Seja solteiro, casado (na Igreja e no civil) ou viúvo. 
- Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica 
- Não seja namorado(a), noivo(a) ou esposo(a) do (a) crismando(a) 
- Não seja pai ou mãe do crismando ou filho(a) do mesmo 
- É obrigatório passar por uma formação específica de duração de duas horas válida por dois anos, caso não participe 
da formação, mesmo que preencha os requisitos acima mencionado não será  permitido ser padrinho.